Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

9º ANO - PORTUGUÊS - 25 DE FEVEREIRO

 Aula 03 – Dia 25 de fevereiro de 2021

PARA COMEÇO DE CONVERSA...

Vamos revisar algumas habilidades básicas.

Para essas aulas, vocês receberão um exercício que irei enviar pelo WhatsApp, e deixarei anexo aqui para quem for receber impresso!

                                                Um grande abraço!

Hora de exercitar e ampliar seus conhecimentos...

Leia os textos abaixo.

 

Texto 1

“Alvin e os Esquilos: Na Estrada” não é exatamente aquilo que eu chamo de um bom filme    e não há nada de bom acontecendo no departamento visual; no entanto, para aqueles que vão levar as crianças ao cinema em uma tarde qualquer, você poderia encontrar coisa muito pior do que este filme.

Jordan Hoffman

Texto 2

[...] É brega, mas o que mais poderíamos esperar de um filme com esquilos animados que falam e cantam?

Kayla Samoy

Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-222165/criticas/imprensa/>. Acesso em: 8 jan. 2016. Fragmento. (P090981H6_SUP)

 

01)    Sobre o filme “Alvin e os Esquilos”, os autores desses textos

A)    apresentam opiniões idênticas.

B)    expressam ideias confusas.

C)    fazem uma crítica negativa.

D)    mostram opiniões diferentes.

 

Leia o texto abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

5

 

 

 

 

10

Antes de querer salvar, temos de nos conscientizar

Salvar o planeta? Sim, todos queremos. E, para resolver isso, simplesmente precisamos diminuir a queima de combustíveis fósseis, parar com o funcionamento de algumas fábricas, reciclar o lixo, dentre tantas outras soluções. Mas falar é fácil, o problema verdadeiro é como fazer isso. Tudo seria mais fácil se as pessoas se conscientizassem. Medidas vêm sendo tomadas para conter a poluição, mas sem a ajuda da população, que é o fator mais importante, fica muito mais complicado.

Então, todos nós temos de nos empenhar e ajudar, depois sim, pensarmos em salvar o planeta. Sozinhos nunca conseguiremos, juntos, quem sabe, portanto, a união pode ser a verdadeira chave para a solução dos nossos problemas. E é bom não demorar, pois quanto mais cedo agirmos, maiores serão as chances de revertermos essa situação.

BALBO, Andrei. Disponível em: <https://goo.gl/AFeb7J>. Acesso em: 21 jan. 2016.(P090635H6_SUP)

 

02)  No trecho “Salvar o planeta?” (ℓ. 1), o ponto de interrogação foi utilizado para

A)    chamar a atenção do leitor.

B)    indicar espanto.

C)    mostrar irritação do autor.

D)    Sugerir ironia.

 

Leia o texto abaixo

 

 

 

 

 

 

 

5

 

 

 

 

10

Como se fabrica leite em pó?

É um longo processo, dividido em três etapas. Na primeira delas, chamada de preparo e padronização, a matéria-prima ordenhada das vacas é preaquecida a 45ºC e colocada em uma grande centrífuga, que separa a gordura do resto do leite. Essa gordura é, então, devolvida ao leite na proporção desejada: 26% no caso do leite integral, zero para o leite desnatado. Depois de duas pasteurizações (processo que elimina as bactérias), começa  a segunda etapa: a concentração. Em uma máquina chamada de concentrador tubular, o leite vai escorrendo em filmes finos em uma série de tubos por onde passa vapor. Isso faz com que ele perca água e vire uma pasta. Para obter leite condensado, basta acrescentar açúcar. No caso do leite em pó, é necessária uma última etapa, a secagem: a pasta é borrifada na forma de uma fina nuvem de gotículas em uma câmara fechada, cheia de ar quente e seco, como uma sauna.

Quando as gotículas chegam ao piso, já perderam quase toda a água e caem em forma de pó. “Aí basta recolher e envasar, adicionando gás nitrogênio para impedir a oxidação da gordura”, diz o engenheiro de alimentos Rômulo Rocha, de uma empresa de laticínios.

Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-fabrica-leite-em-po>. Acesso em: 20 maio 2016.(SUP0900)

03)                         A linguagem desse texto é comum em

A)                         algumas regiões do país.

B)                         bilhetes entre amigos.

C)                        livros escolares.

D)                        redes sociais.


Aula 04 – Dia 25 de fevereiro de 2021

PARA COMEÇO DE CONVERSA...

"Mas" ou "Mais"?

1 - "Mas" é uma conjunção adversativa e equivale a "porém", "contudo", "entretanto", "no entanto".

 Por exemplo: Fez muita força para abrir a porta, mas não conseguiu.


2 - " Mais" pode atuar como pronome ou advérbio de intensidade, opondo-se geralmente a "menos". Por exemplo: Ela fez mais trabalhos durante o ano.


A Alemanha é um dos países mais ricos do mundo.


Hora de exercitar e ampliar seus conhecimentos...

No Lugar dos Asteriscos Coloque [Mais] [Mas]

 

01 - Pedro estuda, ** não aprende.

02 - Vendeu ** livros neste mês que no anterior.

03 - Bonitinha, ** ordinária.

04 - A população pede ** escolas.

05 - Ela não é bonita, ** conquista pela simpatia.

06 - Ele foi quem ** tentou; ainda assim, não conseguiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Escola Municipal Joana Alves fica muito feliz com a sua opinião. Por isso, todos os comentários e críticas são bem aceitos. A tendência é melhorar nossa prática!