HISTÓRIA
Se durante a realização
desta aula surgirem algumas dúvidas, peça a ajuda do seu professor, fique
atento ao horário da aula e não deixe acumular as atividades.
1º Passo: (EF06HI02) |
|
Na primeira parte de nossa aula, você é
convidado(a) a participar da aula online, onde o professor vai corrigir e
comentar a Pesquisa de Aprendizagem da semana anterior: |
2º Passo: (EF06HI01) |
|
Agora é com você! Siga atentamente todos os
passos a seguir: |
ATIVIDADES
1ª) A ciência que estuda as
realizações do ser humano e as transformações da sociedade ao longo do tempo
chama-se:
A) Geografia;
B) Antropologia;
C) História;
D) Filosofia.
2ª) Pré-História
e História são conceitos que podem ajudar a entender:
A)
A evolução da humanidade;
B)
A formação geológica do planeta em que vivemos;
C)
As transformações físicas do homem;
D)
O desenvolvimento do universo.
3ª) Coloque V para Verdadeiro e F para Falso:
A)
( ) O
tempo sempre foi contado por um único calendário, comum a todas as
civilizações;
B)
( ) Para
contar o tempo, os seres humanos usam fatos/acontecimentos importantes;
C)
( ) Em
nossa civilização, usamos o calendário cristão para marcar o tempo;
D)
( )
Nosso calendário usa como referência para o ano 1 a morte de Jesus Cristo.
4ª) Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta
apenas exemplos de fontes escritas?
A)
Diários, jornais e leis;
B)
Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento;
C)
Revistas, livros e vestimentas;
D)
Brinquedos, documentos e móveis.
5ª) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
6ª) Observe a linha do
tempo abaixo e ordene os marcos históricos da vida desta criança:
7ª) Leia com bastante atenção o texto a seguir:
Os idosos Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo
há muito tempo, já ter passado por varias experiências e testemunhado
inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos
a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado
sobre o mundo. Para a história, os idosos significam uma oportunidade
única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a
chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória,
nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua historia. |
Ao trabalhar com
relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
A)
( )
Oral.
B)
( )
Escrita.
C)
( )
Visual.
D)
( )
Mídia interativa.
A)
Oral, pois se trata de um relato.
B)
Visual, pois se trata de uma pintura.
C)
Escrita, pois se trata de uma carta.
D)
Material, pois se trata de uma escultura.
9ª) O historiador é uma peça
fundamental em todo o tipo de cultura. Ele retira e preserva os tesouros do
passado, interpreta a História, a profunda o conhecimento do presente. Um povo
sem História, e sem historiador, é um povo sem memória.
Sobre a arte de
escrever a História e sobre o trabalho dos historiadores, assinale a afirmativa
CORRETA:
A)
( ) Os
fatos do passado pesquisados pelo historiador são de forma definitiva, pois a
Historia nunca muda.
B)
( ) A
produção critica da História consiste em selecionar documentos oficiais (produzidos
pelo governo), apurar os fatos históricos, encadeá-los em ordem cronológica e descrevê-los.
C)
( ) O
historiador não é um homem neutro. Ele sofre as influencias de sua época. Por
isso, o pesquisador da Historia não deve ter a pretensão de fixar verdades
eternas.
D)
( ) Como
o historiador muitas vezes trabalha com material produzido há vários séculos,
sua interpretação do passado não sofre a interferência do presente.
10ª) De acordo com o que foi
estudado, construa uma linha do tempo sobre sua história (Exemplo: Em que ano
você nasceu, quando iniciou na escola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Escola Municipal Joana Alves fica muito feliz com a sua opinião. Por isso, todos os comentários e críticas são bem aceitos. A tendência é melhorar nossa prática!