CIÊNCIAS - 8º ANO
AULA 01
HABILIDADES: (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes renováveis e não renováveis de energia.
Nessa aula vamos falar sobre:
Fontes Renováveis e Não Renováveis.
Metodologia: Explorando e explicando as
fontes renováveis e não renováveis através de leitura de texto, leitura de imagem, vídeo
aula, interpretação oral e atividade escrita.
TEXTO: Fontes de Energia.
Fontes de energia são matérias-primas que
direta ou indiretamente produzem energia para movimentar máquinas.
Contudo, como são encontradas diretamente
na natureza, esta matéria-prima necessita passar por uma transformação antes de
gerar energia.
O carvão, o petróleo, as águas dos rios e
dos oceanos, o vento e certos alimentos são alguns exemplos de fontes
energéticas. A energia gerada será empregada em diversos fins como os
transportes, indústria, agricultura, uso doméstico, etc.
Energias
renováveis
Energias renováveis são aquelas que se
regeneram espontaneamente ou através da intervenção humana. São consideradas
energias limpas, pois os resíduos deixados na natureza são nulos.
Alguns
exemplos de energias renováveis são:
Hidrelétrica - oriunda pela força da
água dos rios;
Solar - obtida pelo calor e luz do sol;
Eólica - derivada da força dos ventos,
Geotérmica - provém do calor do
interior da terra;
Biomassa - procedente de matérias orgânicas;
Mares e Oceanos - natural da força das
ondas;
Hidrogênio - provém da reação
entre hidrogênio e oxigênio que libera energia.
Energias
não renováveis
Energias não renováveis são aquelas que
uma vez esgotadas, não podem mais ser regeneradas, pois é necessário muito
tempo para sua formação na natureza.
Apesar de serem encontradas na natureza em
grandes quantidades, têm reservas finitas. São consideradas energias poluentes,
porque sua utilização causa danos para o meio-ambiente.
Exemplos
de energia não renováveis:
Combustíveis fósseis: como o petróleo, o
carvão mineral, o xisto e o gás natural;
Energia Nuclear: que necessita urânio e tório para ser produzida.
Para entender melhor, vamos ver!
Assista o vídeo 1.
Energia renovável –
Ciências – 8º ano – Ensino Fundamental
Vídeo 2. Energia não
renovável – Ciências – 8º ano – Ensino Fundamental
É
hora de exercitar!
Boa atividade para você!
Responda
a atividade no seu caderno, em seguida envie para o privado da tia Neide para
fazer as correções.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS –
AULA 01
Questão 01 - O que são
fontes renováveis e não renováveis de energia?
________________________________________________________________
Questão 02 - São
consideradas fontes de energia renováveis todo recurso que tem a capacidade de
se refazer ou não é limitado. Com base nessa informação, abaixo estão listadas
fontes de energias renováveis, exceto:
a) energia hidrelétrica
b) gás natural
c) energia eólica
d) energia solar
Questão 03 - As fontes
não renováveis podem esgotar-se totalmente em prazos variáveis (pequeno, médio
e longo prazo) de acordo com a extração, consumo e disponibilidade.
Das alternativas
abaixo, qual delas lista apenas fontes renováveis de energia?
a) biocombustíveis,
petróleo e carvão mineral.
b) energia solar,
energia eólica e urânio.
c) urânio, gás natural
e energia hidrelétrica.
d) energia
hidrelétrica, energia solar e biocombustíveis.
AULA 02
HABILIDADES: ( EF08CI03) classificar equipamentos elétricos
residências( chuveiro, ferro, lâmpada, TV, rádio ,geladeira etc.) de acordo com
o tipo de transformação de energia ( da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica,
por exemplo).
(EF08CI04)Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal. (ECB14ME.PB9)Analisar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal a partir dos dados de potência e tempo médio de uso.
VAMOS ESTUDAR?
Você pode identificar a
relação entre os objetos a seguir?
Afinal, o que é energia?
Podemos dizer que
ela está associada
à capacidade de
produção de ação
e/ou movimento e manifesta-se de muitas formas diferentes, como
movimento de corpos, calor, eletricidade etc. Segundo o Princípio de Lavoisier,
a energia não pode surgir do nada e nem pode ser destruída. A única
possibilidade que existe é a transformação de um tipo de energia em outro, como
a energia da tomada é transformada em energia térmica no ferro de passar. Existem
na natureza diversos tipos de energia: mecânica ou cinética, térmica, elétrica,
química, radiante, sonora, luminosa. Eles são responsáveis por produzir
trabalho(a unidade de medida é joule -J) e realizar movimento, fazendo parte do
cotidiano de todas as pessoas. O trabalho realizado é definido como a medida da
energia que é transferida para um corpo, em razão da aplicação de uma força ao
longo de um deslocamento.
Observe novamente a
figura acima e procure fazer a associação das transformações de energia de pelo
menos 4 aparelhos. Ex: A geladeira transforma energia elétrica da tomada em
energia térmica resfriando os alimentos.
Essas transformações de
energia e o uso desses aparelhos implicam no consumo de energia. Quanto mais
potente for o aparelho, mais consumo de energia ele terá. A potência elétrica(unidade
de medida é watts -W)é definida como uma grandeza física que mede a quantidade
de trabalho realizado em determinado intervalo de tempo. É muito fácil calcular
o gasto de energia dos aparelhos domésticos, basta multiplicar a potência pelo
período de tempo que o aparelho permaneceu ligado. Se o cálculo for mensal,
devemos multiplicar pelo número de dias. Veja:
O consumo é expresso em kWh. A conta de luz trás o consumo de todos os seus aparelhos juntos no período de um mês.
Assista os vídeos dos Links:
1.Eletricidade no cotidiano/Transformações de
energia: https://www.youtube.com/watch?v=ANr8BANbVN4
2.Como calcular o consumo de energia: https://www.youtube.com/watch?v=gPw27xMzPV0
Boa atividade para você!
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – AULA 02
Resolva
em seu caderno e não esqueça de colocar seus dados pessoais no inicio da
atividade, o número da aula, a disciplina e a data do dia.
Questão 01 - Qual é a relação entre
trabalho e energia? E entre potência e trabalho?
Questão 02 - Um reboque aplica uma
força de 6.000N para deslocar um carro por uma reta de 300 metros, levando 2
minutos para completar a tarefa. Sabendo disso, calcule:
A) O trabalho realizado por essa força.
B) A potência aplicada
pelo reboque.
B) Lampião a gás.
C) Rádio
D) Televisão
E) Máquina de lavar roupas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Escola Municipal Joana Alves fica muito feliz com a sua opinião. Por isso, todos os comentários e críticas são bem aceitos. A tendência é melhorar nossa prática!