Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

8º ANO - CIÊNCIAS - 23 DE FEVEREIRO

CIÊNCIAS - 8º ANO

AULA 01

HABILIDADES: (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes renováveis e não renováveis de energia.

Nessa aula vamos falar sobre: Fontes Renováveis e Não Renováveis.

 

Metodologia: Explorando e explicando as fontes renováveis e não renováveis através de  leitura de texto, leitura de imagem, vídeo aula, interpretação oral e atividade escrita.

 

TEXTO: Fontes de Energia.

 

Fontes de energia são matérias-primas que direta ou indiretamente produzem energia para movimentar máquinas.

Contudo, como são encontradas diretamente na natureza, esta matéria-prima necessita passar por uma transformação antes de gerar energia.

O carvão, o petróleo, as águas dos rios e dos oceanos, o vento e certos alimentos são alguns exemplos de fontes energéticas. A energia gerada será empregada em diversos fins como os transportes, indústria, agricultura, uso doméstico, etc.

Energias renováveis

 

Energias renováveis são aquelas que se regeneram espontaneamente ou através da intervenção humana. São consideradas energias limpas, pois os resíduos deixados na natureza são nulos.

 

Alguns exemplos de energias renováveis são:

 

    Hidrelétrica - oriunda pela força da água dos rios;

    Solar - obtida pelo calor e luz do sol;

    Eólica - derivada da força dos ventos,

    Geotérmica - provém do calor do interior da terra;

    Biomassa - procedente de matérias orgânicas;

    Mares e Oceanos - natural da força das ondas;

    Hidrogênio - provém da reação entre hidrogênio e oxigênio que libera energia.

Energias não renováveis

 

Energias não renováveis são aquelas que uma vez esgotadas, não podem mais ser regeneradas, pois é necessário muito tempo para sua formação na natureza.

Apesar de serem encontradas na natureza em grandes quantidades, têm reservas finitas. São consideradas energias poluentes, porque sua utilização causa danos para o meio-ambiente.

 

Exemplos de energia não renováveis:

 

    Combustíveis fósseis: como o petróleo, o carvão mineral, o xisto e o gás natural;

    Energia Nuclear: que necessita urânio e tório para ser produzida.


Para entender melhor, vamos ver!

Assista o vídeo 1. Energia renovável – Ciências – 8º ano – Ensino Fundamental

https://www.youtube.com/watch?v=qA2WkNZYeu0

Vídeo 2. Energia não renovável – Ciências – 8º ano – Ensino Fundamental

https://www.youtube.com/watch?v=9JlEVnTY0bM


É hora de exercitar!
Boa atividade para você!

Responda a atividade no seu caderno, em seguida envie para o privado da tia Neide para fazer as correções.

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – AULA 01

Questão 01 - O que são fontes renováveis e não renováveis de energia?

________________________________________________________________

 

Questão 02 - São consideradas fontes de energia renováveis todo recurso que tem a capacidade de se refazer ou não é limitado. Com base nessa informação, abaixo estão listadas fontes de energias renováveis, exceto:

a) energia hidrelétrica

b) gás natural

c) energia eólica

d) energia solar

 

Questão 03 - As fontes não renováveis podem esgotar-se totalmente em prazos variáveis (pequeno, médio e longo prazo) de acordo com a extração, consumo e disponibilidade.

Das alternativas abaixo, qual delas lista apenas fontes renováveis de energia?

a) biocombustíveis, petróleo e carvão mineral.

b) energia solar, energia eólica e urânio.

c) urânio, gás natural e energia hidrelétrica.

d) energia hidrelétrica, energia solar e biocombustíveis.


 AULA 02

HABILIDADES: ( EF08CI03)  classificar equipamentos elétricos residências( chuveiro, ferro, lâmpada, TV, rádio ,geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia ( da energia elétrica  para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).

(EF08CI04)Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal. (ECB14ME.PB9)Analisar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal a partir dos dados de potência e tempo médio de uso.


VAMOS ESTUDAR?


 

Nessa aula vamos falar de Energia Elétrica. Vamos lá!

 

Você pode identificar a relação entre os objetos a seguir?

 

Afinal, o que é energia? Podemos  dizer  que  ela  está  associada  à  capacidade  de  produção  de  ação  e/ou movimento e manifesta-se de muitas formas diferentes, como movimento de corpos, calor, eletricidade etc. Segundo o Princípio de Lavoisier, a energia não pode surgir do nada e nem pode ser destruída. A única possibilidade que existe é a transformação de um tipo de energia em outro, como a energia da tomada é transformada em energia térmica no ferro de passar. Existem na natureza diversos tipos de energia: mecânica ou cinética, térmica, elétrica, química, radiante, sonora, luminosa. Eles são responsáveis por produzir trabalho(a unidade de medida é joule -J) e realizar movimento, fazendo parte do cotidiano de todas as pessoas. O trabalho realizado é definido como a medida da energia que é transferida para um corpo, em razão da aplicação de uma força ao longo de um deslocamento.

Observe novamente a figura acima e procure fazer a associação das transformações de energia de pelo menos 4 aparelhos. Ex: A geladeira transforma energia elétrica da tomada em energia térmica resfriando os alimentos.

Essas transformações de energia e o uso desses aparelhos implicam no consumo de energia. Quanto mais potente for o aparelho, mais consumo de energia ele terá. A potência elétrica(unidade de medida é watts -W)é definida como uma grandeza física que mede a quantidade de trabalho realizado em determinado intervalo de tempo. É muito fácil calcular o gasto de energia dos aparelhos domésticos, basta multiplicar a potência pelo período de tempo que o aparelho permaneceu ligado. Se o cálculo for mensal, devemos multiplicar pelo número de dias. Veja:

 


O consumo é expresso em kWh. A conta de luz trás o consumo de todos os seus aparelhos juntos no período de um mês.



Assista os vídeos dos Links:

 1.Eletricidade no cotidiano/Transformações de energia: https://www.youtube.com/watch?v=ANr8BANbVN4



2.Como calcular o consumo de energia: https://www.youtube.com/watch?v=gPw27xMzPV0




É hora de exercitar!

Boa atividade para você!

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – AULA 02

Resolva em seu caderno e não esqueça de colocar seus dados pessoais no inicio da atividade, o número da aula, a disciplina e a data do dia.

Questão 01 - Qual é a relação entre trabalho e energia? E entre potência e trabalho?

Questão 02 - Um reboque aplica uma força de 6.000N para deslocar um carro por uma reta de 300 metros, levando 2 minutos para completar a tarefa. Sabendo disso, calcule:

A) O trabalho realizado por essa força.

B) A potência aplicada pelo reboque.

 

Questão 03 - Identifique as principais conversões de energia envolvidas no funcionamento de cada equipamento. Energia elétrica em energia térmica, energia elétrica em energia sonora, energia química em energia luminosa, energia elétrica em energia cinética.
 A) Ferro de passar roupas.
B) Lampião a gás.
C) Rádio
D) Televisão
E) Máquina de lavar roupas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Escola Municipal Joana Alves fica muito feliz com a sua opinião. Por isso, todos os comentários e críticas são bem aceitos. A tendência é melhorar nossa prática!