Páginas

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

9º ANO - PORTUGUÊS - 16 DE FEVEREIRO

9º ANO -  PORTUGUÊS- GUIA 03
 Aula 01- dia 16 DE FEVEREIRO DE 2021

PARA COMEÇO DE CONVERSA...

Espero que você consiga encher cada novo dia de momentos felizes e inesquecíveis.

Tenha uma ótima semana!

 

Professora: Valdenia

Dona Filósofa e a vassoura de piaçava – uma fábula de Carnaval

Manhã de um sábado de carnaval, num sobrado antigo, não muito longe da Igreja do Monte, em Olinda.Um passante esfarrapado anuncia no meio da rua:– Quem quer comprar vassoura de piaçava para deixar a casa bem limpinha depois da folia?Dona Filósofa vai até a janela do sobrado:– O Sr. não teria, por acaso, uma vassoura voadora? Preciso de uma para completar a minha fantasia de Platônica Perplexa!– Quer dizer que a senhora quer alçar vôo até as transcendências? Mas em que plano pretende chegar – ao das entidades matemáticas, ao das Formas ideais, ou pretende mesmo contemplar o Bem em si?– E o Sr. poderia me arranjar uma vassoura para vôos tão elevados?– Só depende de suas reservas de pão espiritual e do vinho da alma.– Ah, meu Sr., lamento muito, mas o meu forno e a minha adega estão quase vazios…– Antes estivessem, minha cara Dona Filósofa; de fato, eles estão repletos, plenos de seus apetites e de sua preguiça. – Ora bolas, mas o que posso fazer contra a minha fome e o meu cansaço?– Nada, minha senhora, nada. A questão é essa: aprender a querer e a fazer como se fosse nada, simplesmente nada! – E o que responder a meus desejos?– Ora bolas, agora digo eu, minha cara, a senhora é urda? Nada, nada mesmo, e sobretudo não ousar sequer tentar escapar do estado de desejar! Seus estudos não lhe ensinaram que esse é o estigma da condição humana? Porventura, não aprendeu, depois de tantos anos, uma lição tão elementar? – Como é possível, então, desejar sem preencher de objetos meus desejos? – Com mais coragem e humildade a senhora aprenderia. entenderia que não está a seu alcance saber de que vinho e de que pão deve se alimentar! E, nesse caso, só lhe restaria desejar, desejar à toa, em vão… Desejar com intensidade, pensar com atenção, operar com diligência, mas sem se deixar enredar por quaisquer objetos ou objetivos. Lembre-se das palavras do Pater: Seja feita a Vossa vontade… Por acaso, a  senhora pretende saber qual é a vontade que vem das transcendências? Já não viveu tantas vezes a experiência do desencanto, até quando julgava saber o melhor para si? Não tente pois, minha senhora, preencher a sua fome com toda a pretensão de sua imaginação. Limite-se a reconhecê-la e, creia-me, isto não seria pouco, seria o limiar da plenitude possível…– O Sr. sabe se existe algum Fundo de Reservas Espirituais (uma espécie de avesso do FMI) que permitisse acesso a algum crédito sobrenatural, algum empréstimo dessa sabedoria, sem juros existenciais ou outros encargos?

– A senhora quer crédito maior do que a Vida mesma – a chance de, a cada dia, poder contemplar o Sol e recomeçar?

Antes de tudo, é preciso aprender que as melhores vassouras não servem para juntar ou acumular; servem para limpar e esvaziar. Por enquanto, Dona Filósofa, o melhor mesmo é a senhora começar aprendendo a lição mais simples e eficaz desta colorida vassoura de piaçava. Ela servirá também para complementar o faz de conta da sua fantasia. Contente-se com isso; cuide-se bem e brinque um alegre carnaval; não menospreze, sem conhecimento de causa e sem a devida iniciação, as cores e as luzes deste mundo a seu alcance. No próximo ano, quem sabe… Estou sempre passando pelas ruas como os melhores e mais antigos blocos de folia…

Emília Maria M. de Morais.  Dona Filósofa e a vassoura de piaçava – uma fábula de Carnaval.


Aula 02- dia 16 de fevereiro de 2021

PARA COMEÇO DE CONVERSA...

Trabalhar a compreensão e a interpretação do texto é importante porque o indivíduo consegue ter uma noção de diferentes realidades, mantém contato com outros conhecimentos.

Um abração!

Questões interpretativas

01 – Qual era o objetivo principal de Dona Filósofa logo no início do texto?

02 – Ao saber do objetivo de Dona Filósofa, o que o passante esfarrapado lhe disse?

03 – Dona Filósofa diz ao passante esfarrapado que ela não tem reversas espirituais, ela tem apenas fornos e adegas vazias. Na sua opinião, ao fazer esta afirmação Dona Filósofa personifica o materialismo, a futilidade e os esvaziamentos das relações humanas? Fundamente sua resposta.

04 – Qual o desfecho desta narrativa?

05 – Qual a moral da estória?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Escola Municipal Joana Alves fica muito feliz com a sua opinião. Por isso, todos os comentários e críticas são bem aceitos. A tendência é melhorar nossa prática!