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terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

9º ANO - CIÊNCIAS - 23 DE FEVEREIRO

 CIÊNCIAS -  AULA 01

HABILIDADES: (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

VAMOS ESTUDAR!

Nessa aula vamos falar de Ideias sobre a matéria. Vamos lá!

Você já parou pra pensar de que são feitas todas as coisas?

Há muitos anos cientistas iniciaram a reflexão sobre o que são feitas as coisas. Alguns filósofos da Grécia antiga se destacaram em suas ideias, como Leucipo (460 a.C. –420 a.C.) que propôs que a matéria era constituída de partículas  fundamentais  chamadas  de  átomos.  Outros  como  Aristóteles  e  Platão  apoiavam  a  Teoria  dos  quatro elementos, que afirmava que tudo era constituído pela combinação de quatro elementos principais: fogo, terra, água e ar.

Ao  longo  do   século,   os   conceitos   de   átomo   foram   sendo aprimorados até que o cientista John Dalton(figura) agregou ao estudo a ideia de elemento químico, propondo que a matéria era feita de diferentes tipos  de  átomos,  ou  seja,  que  existiam  átomos  de  elementos  químicos diferentes  que ao  se unirem  formavam uma  molécula. Essas  moléculas  por sua  vez,  ao  se  unirem  formavam  as  substâncias  que  poderiam  ser  simples (formadas de apenas um tipo de elemento químico) ou compostas (mais de um elemento químico).Essa ideia de átomo indivisível foi refutada no final do século XIX, quando  Thomson  identificou  a  primeira  partícula  subatômica,  o  elétron  e formulou o modelo “pudim de passas”, onde esses elétrons teriam carga negativa e estariam espalhados no restante do átomo que teria carga positiva.Em1919, Rutherford publicou a conclusão de experimentos afirmando que os átomos são compostos de carga positiva  concentrada  no  núcleo  e  cargas  negativas  se  movimentando  ao  redor  na  eletrosfera,  formulando  o  modelo “planetário” ou “nucleado”. Seus experimentos também estudaram a massa dos átomos, o que propôs a existência de uma terceira partícula chamada nêutron. O modelo planetário é o mais utilizado para explicar a constituição do átomo, formado por prótons e nêutrons no núcleo e elétrons na eletrosfera. Mas tudo isso foi o prelúdio para o modelo de Rutherford-Bohr, quem além da estrutura, também levava em consideração outras características dos átomos,  afirmando  que os  elétrons se  organizavam  sendo  distribuídos  em camadas de energia. Aqueles mais energéticos ficam nas camadas mais externas da eletrosfera.



Essas características permitiram um melhor entendimento sobre o que era a matéria e do que era feita, permitindo também o entendimento de uma classificação de molécula (simples/elementar ou composta). Observe atentamente o quadro abaixo:



Para entender melhor, vamos ver!

Assista os vídeos do Link: 1.Modelos atômicos: https://www.youtube.com/watch?v=lDrKIqubzdw



É hora de exercitar!

Boa atividade para você!

Responda a atividade no seu caderno, em seguida envie para o privado da tia.

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – AULA- 01

Questão 01 - Observe as imagens de modelos atômicos e seus correspondentes números romanos e associe-os ao quadro de características apresentadas por cientistas:

 



Questão 02 - A imagem abaixo representa qual modelo atômico? Escreva o nome do cientista.

 


Questão 03 - Qual cientista propôs o primeiro modelo atômico moderno que ficou conhecido como “bola de bilhar”?

 

a) Isaac Newton.

b) Demócrito.

c) John Dalton.

d) Ernest Rutherford.



AULA 02 

HABILIDADES: (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

VAMOS ESTUDAR?

Nessa aula vamos revisar o assunto de ideias sobre matéria.

Metodologia: Releiam o texto ideias sobre a matéria. Da aula 01 para revisar os primeiros modelos atômicos. Em seguida resolva a atividade de revisão de ciências.

É hora de exercitar!

Boa atividade para você!

Responda a atividade em seu caderno e em seguida envie para fazer as correções.

 

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – AULA- 02
 
Questão 01 - O átomo de Rutherford (1911) foi comparado ao sistema planetário (o núcleo atômico representa o sol e a eletrosfera, os planetas):
 
Eletrosfera é a região do átomo que:
 
a) contém as partículas de carga elétrica negativa.
b) contém as partículas de carga elétrica positiva.
c) contém nêutrons.
d) concentra praticamente toda a massa do átomo.
 
Questão 02 - Os modelos atômicos descrevem alguns aspectos estruturais dos átomos. Sobre essa afirmação podemos afirmar que:
 
a) Os modelos atômicos foram desenvolvidos pelos cientistas gregos Leucipo e Demócrito.
b) Os principais modelos atômicos são: Modelo de Rutherford e o Modelo de Rutherford-Bohr.
c) O primeiro modelo atômico desenvolvido foi o Modelo Atômico de Rutherford.
d) Os modelos atômicos foram desenvolvidos por cientistas com o intuito de compreender melhor o átomo e a sua composição.
 
Questão 03 - Sobre o modelo Rutherford, considere as afirmações abaixo como verdadeiras ou falsas:
 
a) O Modelo Atômico de Rutherford sugere que o átomo apresenta o aspecto de um sistema planetário.
b) O Modelo Atômico de Rutherford ficou conhecido como “modelo pudim de ameixa” ou “pudim com passas” em decorrência do seu aspecto.
c) No Modelo Atômico de Rutherford, os elétrons giram em torno do núcleo (formado por prótons e nêutrons), de forma semelhante aos planetas que giram à volta do Sol.
d) O Modelo Atômico de Rutherford é também chamado de “Modelo Atômico de Rutherford-Bohr”

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