Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

8º ANO - PORTUGUÊS - 25 DE FEVEREIRO

 Aula 03 – Dia 25 de fevereiro de 2021

PARA COMEÇO DE CONVERSA...

Vamos revisar algumas habilidades básicas. Para essa aula, vocês responderão um exercício que irei enviar pelo WhatsApp e deixarei anexo aqui pra quem for receber impresso.

Hora de exercitar e ampliar seus conhecimentos...

Leia o texto abaixo.

 Como se fabrica leite em pó?

É um longo processo, dividido em três etapas. Na primeira delas, chamada de preparo e padronização, a matéria-prima ordenhada das vacas é preaquecida a 45ºC e colocada em uma grande centrífuga, que separa a gordura do resto do leite. Essa gordura é, então, devolvida ao leite na proporção desejada: 26% no caso do leite integral, zero para o leite desnatado. Depois de duas pasteurizações (processo que elimina as bactérias), começa  a segunda etapa: a concentração. Em uma máquina chamada de concentrador tubular, o leite vai escorrendo em filmes finos em uma série de tubos por onde passa vapor. Isso faz com que ele perca água e vire uma pasta. Para obter leite condensado, basta acrescentar açúcar. No caso do leite em pó, é necessária uma última etapa, a secagem: a pasta é borrifada na forma de uma fina nuvem de gotículas em uma câmara fechada, cheia de ar quente e seco, como uma sauna.

Quando as gotículas chegam ao piso, já perderam quase toda a água e caem em forma de pó. “Aí basta recolher e envasar, adicionando gás nitrogênio para impedir a oxidação da gordura”, diz o engenheiro de alimentos Rômulo Rocha, de uma empresa de laticínios.

Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-fabrica-leite-em-po>. Acesso em: 20 maio 2016.(SUP0900)


01)                 A linguagem desse texto é comum  em

A)                algumas regiões do país.

B)                bilhetes entre amigos.

C)                livros escolares.

D)                redes sociais.

 

As três pipas do vovô

Amanhã é dia de quê? – Meus filhos perguntam, os três ao mesmo tempo.

– Amanhã é dia de vovô [...] – Eu respondo.

Eles saem saltitantes pela casa brincando e gritando.

– EBA! Amanhã é dia de vovô.

Como é bom “ser” criança e esperar pela visita dos avós no “mingo” (Domingo, dia dos avós). Uma semana eles vêm, outra nós vamos.

Neste dia, o vovô veio cheio de papéis, cola e tesoura. É dia de vovô e também de churrasco. OBA!

A surpresa do dia. O Vovô faria pipas para as crianças. Depois do churrasco, o vovô sentou, rodeado de seus trinetos para confeccionar as pipas. Sentados lá na garagem, ficaram a tarde toda fazendo uma pipa, enquanto ele resgatava gostosas memórias de sua própria infância. Uma tarde não seria suficiente para as três pipas. Mas a diversão estava preparada. Só faltava o vento!

Cadê o vento?

Naquela tarde muito quente de verão não tinha vento, mas não impediu que a turma se divertisse da mesma forma. Foi preciso mais um domingo para o término das pipas. E o tão esperado dia de vento apareceu, afinal. [...]

Como é bom “ter” crianças e viver toda esta alegria.

Por isso, não me canso de agradecer:

– Obrigada. Viva o Vovô com suas três pipas!

DEXHEIMER, Aline. As três pipas do vovô. In: QDivertido. Disponível em: <https://goo.gl/UJDZnm>. Acesso em: 20 mar. 2018.Fragmento. (P060126H6_SUP)

 

02)        Esse texto é

A)                 um conto.

B)                 um diário.

C)                uma fábula.

D)                uma notícia.

 

03)                 Nesse texto, no trecho Amanhã é dia de vovô...” (ℓ. 2), o travessão foi utilizado para

A) apresentar uma fala.

B) indicar um comentário da autora.

C) marcar o significado de um termo.

D) mostrar um exemplo.

 

Leia o texto abaixo.

GOMES,Clara.Agrandesolução.In:Bichinhosdejardim.2019.Disponível em: <https://bit.ly/34s60H9>.Acessoem:12nov.2019.(P090324I7_SUP) 

04)                 Nesse texto, a expressão “aos quatro ventos” foi usada para

A) indicar que a joaninha pretende publicar sua descoberta em um artigo de revista.

B) mostrar que a joaninha planeja revelar sua descoberta em regiões de muito vento.

C) revelar que a joaninha tem o hábito de acompanhar a previsão do tempo.

D) sugerir que a joaninha deseja divulgar sua descoberta em todos os lugares.



Aula 04 – Dia 25 de fevereiro de 2021

PARA COMEÇO DE CONVERSA...

A Ortografia é a parte da gramática que se encarrega da forma correta de escrita das palavras da Língua Portuguesa. As orientações ortográficas levam em conta a etimologia (origem) das palavras, bem como a fonologia (sons), de modo que a Ortografia se insere numa categoria ainda maior da gramática que é justamente a Fonologia.


Hora de exercitar e ampliar seus conhecimentos...

Uso do Por que, Porquê, Por quê e Porque

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma:

·                     Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?

·                     Porque: utilizado em respostas. Exemplo: Porque agora não temos tempo.

·                     Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê?

·                     Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão. Exemplo: Gostaria de saber o porquê dele não falar mais comigo.

·                     ATIVIDADE

1- Assinale a opção que completa as lacunas de forma correta.

Eu não fui à reunião __________ estava cansada e não entendo __________ isso está sendo criticado por todos. __________ falam todos sobre isso? __________?

a) porque, por quê, porquê, por quê.
b) por que, porquê, por que, porquê.
c) porque, por que, por que, por quê.

2- Nas frases seguintes, substitua as palavras destacadas por: porque, por que, por quê ou porquê.

a) Ela chegou atrasada pois apanhou um engarrafamento enorme.
b) A diretora disse aquilo por qual motivo?
c) Por qual razão existe tanta rivalidade entre vocês?
d) Qual o motivo de tanto barulho?
e) Essa foi a razão pela qual saímos do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Escola Municipal Joana Alves fica muito feliz com a sua opinião. Por isso, todos os comentários e críticas são bem aceitos. A tendência é melhorar nossa prática!