SEMANA 15 a 19 DE FEVEREIRO DE 2021
PORTUGUÊS - 7º ANO
Aula 01- dia 15 de Fevereiro de 2021
PARA COMEÇO DE CONVERSA...
Que a semana venha carregada de notícias boas, alegrias inteiras, gente de bem, sorrisos verdadeiros e bênçãos sem fim.
Um
grande abraço da professora: Valdenia
Para essas aulas o nosso foco será na
leitura e oralidade e para tal trabalharemos com o poema.
O gênero poema como já sabem é organizado em versos e estrofes.
- Nesse carnaval,
previna-se -
Eu não queria me prevenir.
Teimoso como sou, ignorei esse aviso.
Prevenção tira a sensibilidade e esconde quem sou.
Expus meu coração sem medo da contaminação.
Eu fui seu folião e vi meu bloquinho preferido passar, você.
E passou.
Eu, eu, eu.
Falando sempre em primeira pessoa e ficando em segunda.
Me colori e virei bolinhas pra te alegrar.
Abri o pacotinho que me protegia, para ser jogado pro alto e deixado no chão.
Pobre confetinho, pensou ser carnaval, mas era só ilusão.
Atividade
1- Qual é o tema do poema?
2- Quantas estrofes ele tem?
3- Quantos versos ele tem?
4- Dê sua opinião:
a- Você gosta de Carnaval?
b- Você já brincou carnaval e usou fantasias?
c- Qual o significado do Carnaval para você?
Aula 02- dia 15 de fevereiro
PARA COMEÇO DE CONVERSA...
Nessas aulas vamos continuar revisando nossas habilidades básicas da matriz de referência de língua portuguesa, segue exercício em anexo.
Leia os textos abaixo.
Texto 1 |
Em menos de
duas horas O queniano Eliud
Kipchoge se tornou o primeiro homem a correr a maratona em menos de duas
horas em 12 de outubro, quando estabeleceu um tempo de 1h 59min 40s em um
percurso especialmente preparado em Viena, na Áustria. Disponível em:
<https://glo.bo/2Vbn953>. Acesso
em: 27 dez. 2019. |
Texto 2 |
Mais
medalhas A menina prodígio
americana Simone Biles totaliza aos 22
anos 25 medalhas, entre elas 19 de ouro, após as obtidas nos Mundiais de
Ginástica, em outubro em Stuttgart (Alemanha), superando, assim, o recorde
histórico de 23 medalhas obtidas pelo lendário ginasta bielorrusso Vitaly
Scherbo nos anos 1990. Disponível em:
<https://glo.bo/2Vbn953>. Acesso
em: 27 dez. 2019. |
01)
Esses textos são semelhantes, pois
A)
apresentam os grandes feitos do
ginasta bielorrusso VitalyScherbo.
B)
citam o tempo necessário para
completar uma maratona de corrida.
C)
descrevem as diferentes competições
Mundiais de Ginástica.
D)
mostram os recordes adquiridos por
atletas profissionais.
Leia o texto abaixo.
A corrida de rolimãs
Thomas sentou em seu carrinho de madeira e
desceu o quarteirão. O vento batia no rosto, provocando uma sensação agradável
naquela manhã de sábado.
Os rolamentos produziam um grande atrito com
a calçada, causando um ruído alto e desenhando longos riscos brancos por onde
passavam. Na metade do caminho o veículo atingiu uma velocidade considerável,
obrigando o pequeno condutor a puxar o freio. O pedaço de madeira tocou o chão
e a aceleração foi diminuindo até o carrinho parar, quando chegou à esquina.
O menino permaneceu sentado esperando Carlos,
que logo concluiu
a descida e estacionou ao seu lado.
Aquela tinha sido só
a primeira corrida das férias.
Levantaram-se e cada um carregou
seu veículo até o alto novamente, para começar tudo outra vez.
– Quanto tempo a gente leva para descer? – perguntou Thomas.
–
Meu recorde é de 15,3 segundos – disse
Carlos, orgulhoso. [...]
–
Quantas vezes a gente já desceu essa
rampa, se contarmos todas, desde o começo?
–
Desde que tínhamos sete anos? [...]
–
Umas dez mil vezes.
–
Então quanto tempo da nossa vida já
passamos fazendo isso? [...]
–
Quarenta e uma horas!
–
Puxa, já podíamos ter ido bem longe
viajando tudo isso!
–
Sim! Aposto que dava para ir até a
Austrália. [...]
–
Pena que chegamos tão rápido lá no fim
da rua, não? – disse Thomas.
Carlos não parou para pensar. Apenas pegou impulso com os pés e começou
a descer a pista, aos gritos de “uhuuu”.
Thomas
ficou olhando o amigo indo em sua frente, e teve uma vontade: a de que o tempo
simplesmente parasse enquanto estivessem descendo, para que aquela alegria
durasse pra sempre. [...]
RIESEMBERG,
L, F. Disponível em: <http://www.riesemberg.com/2015/06/a-corrida-de-rolima-lfriesemberg.html>>.
Acesso em: 9
maio 2016. Fragmento. (SUP0328)
02)
A partir desse texto, conclui-se que
os meninos
A)
estavam alegres descendo a rua de rolimã.
B)
gostariam de viajar para outro país de rolimã.
C)
pediram ajuda para descer mais rápido
de rolimã.
D)
tinham medo de descer o quarteirão
rápido de rolimã.
Leia o texto abaixo
Beija-flores conseguem ver mais cores do que nós, revela estudo
Talvez você já tenha tentado
imaginar uma cor nova, que nunca viu. Não é fácil – não porque a tal cor não exista,
mas porque o seu corpo
não tem capacidade de enxergá-la. Essa é uma diferença entre nós e os
beija-flores. Uma pesquisa da
Universidade de Princeton revelou que esses pássaros enxergam
cores que nós nem conseguimos imaginar.
Os humanos conseguem
perceber as cores graças a três tipos de células presentes no fundo do globo
ocular, chamadas cones. Cada uma é responsável por captar um tamanho diferente
de onda eletromagnética e, portanto, uma tonalidade [...].
Os beija-flores, por outro lado, possuem
quatro tipos de cones, um a mais que os humanos. Esse tipo extra de célula
permite que eles enxerguem ondas ultravioleta, bem como a combinação de
ultravioleta com vermelho, verde e azul. Para testar a capacidade de distinção
dos pássaros, a equipe de cientistas usou luzes de LED que emitiam quatro
comprimentos de onda: vermelho, azul,
verde e ultravioleta. Cada cor era colocada
ao lado de dois bebedouros: um
deles continha água, e o outro, água com açúcar. [...]
ROSSINI, Maria Clara. Beija-flores conseguem
ver mais cores do que nós, revela estudo. In: Superinteressante. 2020. Disponível em:
<https://bit.ly/3hnIMc8>.Acesso em: 20 jul. 2020. Fragmento. (P070153I7_SUP)
03)
Qual trecho apresenta a informação
principal desse texto?
A)
“Talvez você já tenha tentado imaginar
uma cor nova,...”. (ℓ. 1)
B)
“Uma pesquisa da Universidade de
Princeton revelou que esses pássaros enxergam cores que nós nem conseguimos
imaginar.”. (ℓ. 3-4)
C)
“Os
humanos conseguem perceber
as cores graças
a três tipos de células
presentes no fundo
do globo ocular, chamadas
cones.”. (ℓ. 5-6)
D)
“Cada cor era colocada ao lado de dois
bebedouros:...”. (ℓ. 12-13
Leia o texto abaixo.
Diferentes tipos de esqueleto
Por dentro ou por fora, a estrutura sustenta o corpo de
gente e de bicho também.
“Mexam o esqueleto!”,
diz o professor de Educação Física, enquanto fazemos uma série de exercícios. Nosso esqueleto é formado por mais de 200 ossos
e sustenta o corpo, dando suporte
para os músculos. Além disso, protege órgãos vitais, como coração, pulmões e
cérebro. Para isso, o esqueleto precisa
ser forte, e ele é!
Nossos ossos são feitos
de um mineral, a apatita.
Mamíferos,
aves, répteis, anfíbios e peixes possuem
esqueleto dentro do corpo, o endoesqueleto.
E quase todos têm ossos de apatita,
como nós. A exceção fica por conta de alguns
peixes – como esturjões, tubarões e raias – que têm
um esqueleto de outro material, a cartilagem.
[...]
COSTA, Henrique
Caldeira. Diferentes tipos de esqueleto. In: CHC. Disponível em: <http://chc.org.br/artigo/diferentes-tipos-de-esqueleto/>. Acesso em: 1 jul.
2019. Fragmento. (P060119I7_SUP)
04)
Qual é o assunto desse texto?
A)
A proteção dos órgãos vitais.
B)
A realização de exercícios físicos.
C)
Os esqueletos dos seres vivos.
D)
Os músculos do corpo humano.
Leia
o texto abaixo.
05)
Esse texto é
A)
um conto.
B)
um diário.
C)
uma carta.
D)
uma notícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Escola Municipal Joana Alves fica muito feliz com a sua opinião. Por isso, todos os comentários e críticas são bem aceitos. A tendência é melhorar nossa prática!