HISTÓRIA
Se durante a
realização desta aula surgirem algumas dúvidas, peça a ajuda do seu professor,
fique atento ao horário da aula e não deixe acumular as atividades.
1º Passo: |
|
Na
primeira parte de nossa aula, você é convidado (a) a participar da aula
online, onde o professor vai corrigir e comentar a Pesquisa de Aprendizagem
da semana anterior: |
Fique atento
ao grupo de WhatsApp da turma, na hora da aula o professor vai postar o link de
nossa aula online;
Nas
linhas abaixo, registre como você acha que foi seu rendimento na Pesquisa de
Aprendizagem e como você precisa agir nas aulas de História ao longo deste ano:
2º Passo: (EF07HI03) |
|
O mapa a
seguir, apresenta a infinidade de povos que habitavam o continente americano
antes da chegada dos europeus no século XV: |
Na Europa, a palavra índio era usada para identificar pessoas
que moravam no Extremo Oriente, em toda a Ásia, não apenas para se referir
aos habitantes da “Índia”. Quando os europeus chegaram no continente
americano pensaram que estivessem próximos a essa região. Por isso, chamaram
os primeiros habitantes que encontraram de “índios”. Dessa maneira, a partir
de um erro de geografia, a palavra passou a ser usada. Em toda América povos que viviam em regiões vizinhas mantinham
contato entre si, esses contatos permitiam a formação de modos de vida
semelhantes. Segundo o historiador e arqueólogo brasileiro Eduardo Natalino
dos Santos, da Universidade de São Paulo, isso pode ser chamado de região
cultural, ou seja, uma grande área onde viviam povos que possuíam
características e histórias em comum. |
Assista os
vídeo nos links a seguir:
Þ Maias: https://www.youtube.com/watch?v=AbksIsOeAd8
Astecas: https://www.youtube.com/watch?v=Nvx1XZsHKeI
ATIVIDADES PESQUISE E RESPONDA AS QUESTÕES
ABAIXO
1. Quem era os
povos pré-colombianos? Por que esse termo é atualmente criticado por alguns estudiosos?
2. Como era
utilizadas as pirâmides da Mesoamérica?
3. Escreva um
texto sobre a cultura maia utilizando as palavras a seguir:
Conhecimentos
–numeração – hieróglifos- códice-pirâmides- calendário- agricultura.
4. Explique o que
significava o sacrifício ritual para os astecas?
5. Explique
como era feita a conquista de outros povos pelos astecas?
6. Os maias,
assim como outros povos mesoamericanos, ficaram conhecidos por terem o
sacrifício humano como uma prática muito marcante. A respeito dessa característica
da civilização maia, selecione a alternativa correta:
a) Os maias realizavam sacrifícios humanos apenas na cidade de Tikal,
um importante centro religioso.
b) Os maias organizavam milícias de guerreiros com o objetivo de
capturar governantes ou pessoas influentes de cidades inimigas para que fossem
sacrificados.
c) As vítimas sacrificadas não passavam por nenhum tipo de violência
e humilhação, sendo mortas com um golpe fulminante na cabeça.
d) Os maias sacrificavam humanos para manter Inti, o deus sol, satisfeito.
7. O que são
''Chinampas''?
a) A principal
moeda do império Asteca
b) Plataformas
flutuantes onde os astecas plantavam
c) Os chamados
chinampas são os guerreiros do império asteca
d) Chinampas,
da língua dos astecas, significa homem branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Escola Municipal Joana Alves fica muito feliz com a sua opinião. Por isso, todos os comentários e críticas são bem aceitos. A tendência é melhorar nossa prática!