Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

8º e 9º ANO - RELIGIÃO - 23 DE FEVEREIRO

RELIGIÃO

PARA COMEÇO DE CONVERSA...

Queridos(as) Alunos(as):

Estamos afastados, mas sua aprendizagem não pode parar. Vocês continuarão as atividades em casa com o auxílio de seus familiares.

Um abraço virtual da professora: Valdenia Fernandes.

Sejam bem vindos a Aula de Ensino Religioso!

Vamos iniciar as nossas aulas de hoje?

 

TEMA: VALORES HUMANOS


OBJETIVO:  Compreender que os valores humanos podem ser definidos como os princípios morais e éticos que conduzem a vida de uma pessoa.
Acolhida:
Iniciando iremos assistir um vídeo que faz uma introdução sobre OS VALORES HUMANOS.


https://www.youtube.com/watch?v=hSQ57bKt4Sc
 
Breve reflexão sobre o vídeo

FAÇA A LEITURA DO TEXTO

O QUE SÃO VALORES HUMANOS?
Os valores humanos podem ser definidos como os princípios morais e éticos que conduzem a vida de uma pessoa. Eles fazem parte da formação de sua consciência e da maneira como vivem e se relacionam em uma sociedade. Os valores humanos funcionam como normas de conduta que podem determinar decisões importantes e garantir que a convivência entre as pessoas seja pacífica, honesta e justa. São os valores cultivados por uma pessoa que vão basear suas decisões e demonstrar ao mundo quais os princípios que regem sua vida. Existem muitos valores que são importantes em qualquer contexto ou lugar, podendo ser considerados valores universais. Eles devem ser cultivados para garantir uma convivência ética e saudável entre as pessoas que fazem parte de uma sociedade.
 
QUAIS SÃO OS MEUS VALORES?
Uma primeira coisa que a gente deve levar em conta quando vai discutir valor é o que esta palavra pode significar. Porque, mesmo sendo uma das palavras mais usadas, quando você pergunta o que é um valor, poucos conseguem dizer o que é. Portanto, a primeira coisa que a gente precisa distinguir é que valor significa uma porção de coisas diferentes. O valor pode significar o econômico, que é o preço, quanto você paga por alguma coisa. Outro sentido, que já está mais próximo do que se vai falar aqui, é o valor natural, isto é, o valor que provém do fato de algo ser da natureza, de algo não ter sido feito pelos homens. Por exemplo, a terra, tem um valor natural, o ar, a água, que é o valor da natureza.  E há um terceiro sentido para a palavra valor: alguma convicção profunda que está dentro da gente e dentro dos grupos, alguma convicção que faz com que a gente faça aquilo, e ache que seja bom. É exatamente o que a gente poderia dizer do valor ético, que é aquela atribuição que a gente dá às coisas. A gente pergunta: esta coisa é boa ou ruim? É o valor que está encaixado nas coisas.
 O interessante é que tudo tem valor, nesse sentido. Não há nada que seja neutro. Todas as ações vêm enroladas em valores, tudo o que a gente faz, no fundo, no fundo é por um motivo de valor. Então, o valor é aquilo que dá o impulso fundamental às nossas ações. Só que a gente não para pra pensar: qual é a razão daquilo que estou dizendo? Por que decidi fazer esse curso e não outro? Por que decidi responder dessa maneira e não de outra maneira? 
 

ATIVIDADE

1. Qual a definição de valores humanos? 
___________________________________

2. Qual a importância de o ser humano praticar bons valores na sociedade?
___________________________________

3. Leia a característica e tente descobrir o valor a qual a definição se refere:
a) Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem ou de alguma coisa: (dica - 4 letras)
___________________________________

b)  Capacidade de cada um se decidir ou agir segundo a própria vontade ou determinação: (dica – 9 letras)
___________________________________

c) Qualidade que tem a pessoa que não desiste daquilo em que acredita: (dica – 12 letras)
___________________________________

d) Harmonia. Momento em que não há guerras ou conflitos. Estado de humor de quem está tranquilo: (dica – 3 letras)
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Escola Municipal Joana Alves fica muito feliz com a sua opinião. Por isso, todos os comentários e críticas são bem aceitos. A tendência é melhorar nossa prática!