Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

9º ANO - HISTÓRIA - 24 DE FEVEREIRO

 HISTÓRIA


Se durante a realização desta aula surgirem algumas dúvidas, peça a ajuda do seu professor, fique atento ao horário da aula e não deixe acumular as atividades.

1º Passo:

Vetores de Investigar O Detetive Está Seguindo Pegadas Homem Com Pegada De  Pesquisa Do Lupa Ilustração Vetorial e mais imagens de Adulto - iStock

Na primeira parte de nossa aula, você é convidado(a) a participar da aula online, onde o professor vai corrigir e comentar a Pesquisa de Aprendizagem da semana anterior:

Para concorrer com o Zoom, Google Meet fica gratuito para todosFique atento ao grupo de WhatsApp da turma, na hora da aula o professor vai postar o link de nossa aula online;Matéria-2-bate-papo-opção-2 - Instituto Votorantim Nas linhas abaixo, registre como você acha que foi seu rendimento na Pesquisa de Aprendizagem e como você precisa agir nas aulas de História ao longo deste ano:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º Passo: (EF09HI01)

Você sabe o que é república? Conhece os processos que levaram a proclamação da república no Brasil? Que tal fazer uma pesquisa sobre este tema na internet?




O INÍCIO DA REPÚBLICA NO BRASIL

No final do século XIX, parte da elite estava descontente com o reinado de D. Pedro II (1825-1891). Os militares sentiam-se desprestigiados desde a Guerra do Paraguai, pediam aumento de salário e mais participação no governo. Vários militares também apoiavam o Positivismo, tanto na sua versão religiosa como filosófica. Já os cafeicultores, após a promulgação das leis em favor da abolição gradual e sem indenização, estavam cada vez mais descontentes. Os fazendeiros do oeste paulista exigiam mais autonomia e participação política. Em 1888, com a abolição da escravatura no Brasil, os ex-proprietários de escravos se voltam contra D. Pedro II, uma vez que esse fato acarretou o aumento dos custos da produção cafeeira.


Assista ao vídeo no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=9O6ZuF5jTXc  

ATIVIDADES    

Þ  Pesquise e responda o que se pede :

1) Cite três  determinações da primeira Constituição da  Republica Federativa do Brasil.

 

2) Qual era o posicionamento da constituição de 1891 em relação aos povos indígenas?

 

3) Durante a Primeira República (1889 – 1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE revoltas dessa natureza:

A) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.

B) Revolta Federalista e Guerra do contestado.

C) Revolta da Vacina e Revolta da Armada.

D) Revolta da Chibata e Revolta Federalista

 

4)  No que concerne à organização dos poderes disciplinada na Constituição Brasileira de 1988, assinale a afirmativa correta.

A. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados, pelo Senado Federal e pelo Tribunal de Contas da União.

B. Os representantes do povo são eleitos para a Câmara dos Deputados pelo sistema majoritário.

C. Os representantes dos Estados e do Distrito Federal são eleitos, pelo sistema proporcional, para o Senado Federal.

D. Cada legislatura terá duração de quatro anos, sendo os Deputados Federais eleitos para mandato de 4 anos e os Senadores, para mandato de 8 anos.

5) Uma Assembleia Legislativa de um dos Estados da Federação brasileira acolheu proposta de um dos seus deputados e emendou a Constituição Estadual, estabelecendo que o governador do Estado, na hipótese de viagem ao exterior, necessitaria de autorização prévia do Legislativo estadual, sempre que esse deslocamento ao exterior ultrapassasse o prazo de 7 (sete) dias. Considerando o enunciado, assinale a opção correta

(  ) A emenda implementada na Constituição Estadual é constitucional sob qualquer ponto de vista, inclusive porque, dentro da autonomia legislativa do Estado, inclui-se a capacidade de alterar sua própria Constituição

( ) A emenda é constitucional no âmbito da autonomia estadual; entretanto, somente pode ser considerada efetiva após a sanção do governador do Estado, considerando que sem ela o processo legislativo não se completa

(  ) A emenda é inconstitucional porque a Proposta de Emenda não poderia ser de autoria do deputado, e sim do governador, na medida em que se trata de tema que diz respeito a essa autoridade.

(  ) A emenda é inconstitucional porque contraria o princípio da simetria constitucional, estabelecendo norma mais rígida do que aquela que a Constituição Federal estabelece para o Presidente da República, em casos de viagem ao exterior.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Escola Municipal Joana Alves fica muito feliz com a sua opinião. Por isso, todos os comentários e críticas são bem aceitos. A tendência é melhorar nossa prática!